
Conforme o mercado de aplicativos móveis cresce, as empresas tentam buscar cada vez mais atrair a atenção dos clientes e consumidores. Foi a partir dessa necessidade que nasceram os bots no Facebook.
É natural que as empresas busquem estar onde seus consumidores estão e é aí que o Facebook entra. O Facebook divulgou que chegou ao número de 1,94 bilhão de usuários ao final do mês de março. Não da para fechar os olhos para esse número, é mesmo necessário buscar formas de estar visível para esses usuários.
Os bots no aplicativo Messenger do Facebook tem o potencial de transformar o modo como as pessoas se comunicam com as marcas. Eles prometem agilizar as interações entre empresas e clientes, além de automatizar processos de vendas que antes precisariam de mediação de usuários.
Os Bots como os novos aplicativos
No início, os bots foram classificados como simples trocas de texto, algo mecânico, mas isso mudou. Os chatbots já são capazes de aprender sobre preferências e comportamento do usuário, tudo isso graças a inteligência artificial.
Os bots também são mais fáceis de instalar se comparados aos aplicativos, já que é só abrir o aplicativo de mensagens, localizar o bot e começar a conversar. Além do mais, aplicativos de mensagens possuem níveis de engajamento muito maiores que a maioria dos demais aplicativos. Eles ainda são mais rápidos e permitem a criação de mais interação entre as diversas funcionalidades.
Empresas que já estão investindo no Bots do Facebook
ShopFácil
Em parceria com a Visa, o ShopFácil.com que pertence a Organização Bradesco, lançou o primeiro robô capaz de interagir com os usuários através da tecnologia Chatbot no Messenger do Facebook, se tornando a primeira empresa brasileira de varejo a oferecer a comodidade do usuário efetuar compras através do Facebook.
Basta o usuário enviar uma mensagem no Messenger da página do ShopFácil que o robô inicia a interação, com um atendimento ágil, oferecendo produtos e inclusive promoções. O usuário consegue realizar a compra sem sair do aplicativo.
Finalizar uma compra dentro do próprio Messenger do Facebook proporciona uma experiência diferenciada e completa aos usuários, já que assim o usuário recebe ofertas e descontos exclusivos baseados no seu próprio perfil e suas consultas de preços. É como se ele analisasse o perfil de cada cliente e depois oferecesse produtos que provavelmente seriam do interesse de cada um.